Engenharia Agronômica - Bacharelado
informaçõesUnidade(s): Bueno
Titulação: Bacharel
Duração: 5 anos - 10 semestres
Modalidade: Presencial
Período: Matutino e Noturno
Horário aulas: 08:00h às 12:00h / 18:30h às 22:00h
O curso de Engenharia Agronômica da UniAraguaia tem como principal compromisso formar profissionais com qualificações, competências e habilidades que respondam às transformações constantes e crescentes das necessidades humanas no processo educativo em uma sociedade que, a cada dia se moderniza. Esses profissionais terão um perfil voltado para a garantia de produtividade agropecuária, visando à manutenção da biodiversidade vegetal e animal que compõe o Cerrado, mas também está presente em todos os Biomas brasileiros, e o uso sustentável dos recursos naturais.
PORTARIA Nº 12 DE 27/01/2016
Coordenador: Profª Dra. Ma. Mayara Wesley da Silva
E-mail: [email protected]
Para a definição do perfil do profissional a ser formado em Engenharia Agronômica pela UniAraguaia, foram utilizados parâmetros educacionais e legislativos, que apresentam as competências e habilidades do engenheiro agrônomo; parâmetros locais, nacionais e mundiais, de produtividade agropecuária; parâmetros de formação científica, para a adequação dos profissionais frente à pesquisa e extensão; à visão empreendedora, frente ao crescimento do agronegócio; ao aperfeiçoamento no desenvolvimento de práticas sustentáveis, para atuação no tripé, sociedade/economia/meio ambiente; fazendo com que seja este profissional, trabalhador com pensamento interpretativo e analítico na sobreposição das problemáticas que poderão atender.
As intenções acadêmicas, para com o profissional agrônomo, egresso da UniAraguaia, inicia com seu ingresso no curso, mas está muito além da sua graduação, já que a Instituição promove ideais aos seus estudantes, a respeito da importância da formação continuada, do aperfeiçoamento, da pós-graduação, para a melhoria do exercício de sua profissão.
Dessa forma, a matriz do curso de Engenharia Agronômica foi composta por disciplinas, que garantam a coexistência de relações entre teoria e prática, e que desenvolvam a capacidade do estudante de interagir com as estruturas que impõem o desenvolvimento do setor agropecuário, não somente local e regional, mas global, podendo o agrônomo atuar em sua totalidade para com um mundo de contextos históricos-sociais, econômicos, na introdução de técnicas e procedimentos inovadores, visando a aplicabilidade de sua competência que lhe permita maximizar as informações do meio, e encontrar o melhor caminho no desenvolvimento técnico e solução das adversidades. Além disso, caberá ao profissional agrônomo trabalhar com as variáveis de cada situação alocada no campo, devendo assim agir de maneira flexível e adaptativa visando aprimorar sua gênese crítica e criativa.
Direcionando o enfoque à fiscalização do exercício profissional das diferentes modalidades de Engenharia, o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, define as seguintes atividades profissionais descritas na Resolução No 1.010/2005 - CONFEA:
- Gestão, supervisão, coordenação e orientação técnica;
- Coleta de dados, estudo, planejamento, projeto e especificação;
- Estudo de viabilidade técnico-econômica e ambiental;
- Assistência, assessoria e consultoria;
- Direção de obra ou serviço técnico;
- Vistoria, perícia, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem;
- Desempenho de cargo ou função técnica;
- Treinamento, ensino, pesquisa, desenvolvimento, análise, experimentação, ensaio, divulgação técnica, extensão;
- Elaboração de orçamento;
- Padronização do controle de qualidade;
- Fiscalização de obra ou serviço técnico;
- Produção técnica e especializada;
- Condução de serviço técnico;
- Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
- Execução de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
- Operação, manutenção de equipamento ou instalação; e execução de desenho técnico.
O Trabalho de Conclusão de Curso é uma das características fundamentais nos cursos de graduação que contribui para aquisição e sistematização dos conhecimentos científicos e de pesquisa por parte do corpo discente. Dada a importância desse processo serão incluídos no regulamento de TCC da UniAraguaia as seguintes modalidades: monografia, projeto de iniciação científica ou artigo científico, relacionados com as áreas de formação, visando o atendimento ao curso de Engenharia Agronômica. Para dimensionar as condições de formação profissional e agregar valores estabeleceremos as linhas de formação com vistas a contribuir para a continuidade dos estudos do discente em pós-graduação. O discente ao elaborar seu projeto de pesquisa na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I poderá escolher de acordo com a sua preferência, uma das linhas de formação abaixo descritas, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos no curso de Engenharia Agronômica:
a) Linha de formação em Produção Vegetal: estudo de métodos de cultivo que propiciem às grandes culturas, forrageiras e hortaliças, melhor produtividade, manejo adequado dos recursos naturais, resgate da diversidade genética e melhoramento vegetal.
b) Linha de formação em Empreendedorismo, Agronegócio e Economia Rural: estudos financeiros do mercado agropecuário, e economia local e regional na comercialização de produtos, insumos e matéria-prima agrícola.
c) Linha de formação em Produção Pecuária: estudos de manejo, reprodução e melhoramento animal, formação de pastagens, conservação de forragens e construção de currais, estábulos e silos.
d) Linha de formação em Mecanização Agrícola, Manejo e Conservação do Solo e da Água: estudos do uso de máquinas e implementos agrícolas, além da avaliação de tecnologias de manejo e conservação dos solos, por meio do uso eficiente de máquinas, fertilizantes, corretivos e da nutrição de plantas. Integra ainda o uso racional da água em sistemas de irrigação e a investigação do uso de resíduos agrícolas e, ou, industriais em sistemas de produção na agropecuária.
De acordo com a matriz curricular, o discente cursará do Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) no 9º período, o qual será orientado por um professor do quadro docente na elaboração do seu Projeto de Pesquisa. Elaborado de acordo com as normas internas para a confecção de Trabalhos Acadêmicos – Modalidade Projeto de Pesquisa. No 10º período o discente matriculado na disciplina de Trabalho de conclusão de Curso II (TCC II) será orientado a desenvolver a prática estabelecida no Projeto de Pesquisa traçado durante a disciplina TCCI. A avaliação do TCCII será realizada através de 01 (uma) única nota, dada após a entrega do trabalho definitivo, sendo considerada a nota prevista neste PPC. A carga horária prevista para o TCCI é de 36 horas, e para o TCCII é 72 horas, totalizando 108 horas. Sendo que as 72 horas estipuladas para o TCCII, são divididas entre a orientação, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, entre outras atividades estabelecidas no Projeto de Pesquisa. O TCC será elaborado individualmente e será defendido perante uma banca examinadora.
A carga horária do estágio supervisionado para o curso de graduação em Engenharia Agronômica da UniAraguaia terá sua duração de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, a ser realizado no 7º, 8º e 9º períodos, com denominação de Estágio Supervisionado I (36horas), Estágio Supervisionado II (72horas) e Estágio Supervisionado III (72 horas). No estágio supervisionado, a carga horária a ser cumprida, compatível com a jornada escolar do estagiário, deve observar o máximo de 6 (seis) horas diárias, perfazendo de 30 (trinta) horas semanais, salvo nos casos de cursos que utilizam períodos alternados entre teoria e prática em que não estão programadas aulas presenciais: nesses últimos casos, a jornada semanal do estágio não poderá ser superior a 40 (quarenta) horas semanais, ajustadas de acordo com o termo de compromisso a ser firmado entre as partes.
Aline Assis Cardoso
Fernando Ernesto Ucker
Glaucia Machado Mesquita
Ressiliane Ribeiro Prata Alonso
Ricardo Neves Guimarães
Thiago Lívio Pessoa Oliveira de Souza
A FAZENDA EXPERIMENTAL MORRO FEIO foi criada com o objetivo central de promover o ensino, a pesquisa e a extensão pelo contato direto do discente com a prática de campo. Somando conhecimento e disponibilizando um espaço Institucional que valorize as pesquisas acadêmicas colaborando para base científica do futuro profissional. Além disso, as práticas exercidas serão realizadas concomitante com a sociedade em si, articulando o acesso de cada cidadão aos saberes gerados pelo ensino superior. Localizada no Município de Hidrolândia (GO) a Unidade possui uma área de aproximadamente 100 ha. Com localização próxima à Unidade de Conservação Serra do Morro Feio. Destaca-se nessa região fitofisionomias diversas no Cerrado Sensu Latu, considerado um dos Biomas Brasileiros mais ameaçado.
Assim, é papel da UniAraguaia contribuir pela sua preservação, em defesa a esse patrimônio inigualável para o estado de Goiás. A Unidade conta de infraestrutura de apoio com sala de aula e outras dependências didáticas. As atividades ali desenvolvidas visam à possibilidade de atuação prática aos alunos da UniAraguaia, em especial dos Cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Engenharia Agronômica. Inovadora por conceitos e estruturas, a Fazenda garante dessa forma a evolução e a participação acadêmica em sua plenitude.
Disciplinas | |
---|---|
AGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA | 72 |
ÁLGEBRA LINEAR | 36 |
ANATOMIA VEGETAL | 72 |
ANATOMIA, FISIOLOGIA E HIGIENE ANIMAL | 36 |
BIOLOGIA CELULAR | 72 |
BIOQUÍMICA | 72 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 72 |
CIÊNCIAS DO SOLO | 72 |
CONSERVAÇÃO E MANEJO DO SOLO | 72 |
CONSTITUIÇÃO, PROPRIEDADES E CLASSIFICAÇÃO DE SOLOS | 36 |
CONSTRUÇÕES RURAIS | 72 |
DESENHO APLICADO À ENGENHARIA | 36 |
ECOLOGIA GERAL | 36 |
ECONOMIA RURAL | 36 |
ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA | 72 |
ENTOMOLOGIA GERAL | 36 |
ESTAGIO SUPERVISIONADO I | 36 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II | 72 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III | 72 |
ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL | 36 |
EXPERIMENTAÇÃO E ESTATÍSTICA | 108 |
EXTENSÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL | 36 |
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I | 72 |
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II | 72 |
FISIOLOGIA VEGETAL | 72 |
FITOPATOLOGIA | 72 |
FITOTECNIA I | 72 |
FITOTECNIA II | 72 |
FRUTICULTURA | 72 |
GENÉTICA | 72 |
GEOPROCESSAMENTO | 36 |
GESTÃO DO AGRONEGÓCIO | 36 |
HIDRÁULICA | 72 |
HIDROLOGIA | 36 |
INFORMÁTICA APLICADA À ENGENHARIA | 36 (EaD) |
INTRODUÇÃO À AGRONOMIA | 36 |
IRRIGAÇÃO E DRENAGEM | 72 |
MANEJO E PRODUÇÃO FLORESTAL | 36 |
MANEJO NA PRODUÇÃO ANIMAL I | 72 |
MANEJO NA PRODUÇÃO ANIMAL II | 72 |
MÁQUINAS, MOTORES E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 72 |
MELHORAMENTO ANIMAL | 36 |
MELHORAMENTO VEGETAL | 72 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 36 (EaD) |
MICROBIOLOGIA | 72 |
MORFOLOGIA E TAXONOMIA VEGETAL | 72 |
NUTRIÇÃO ANIMAL E FORRAGICULTURA | 36 |
NUTRIÇÃO DE PLANTAS E ADUBAÇÃO | 72 |
PLANEJAMENTO E GESTÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR | 36 |
PRODUÇÃO E TECNOLOGIA DE SEMENTES | 72 |
QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA | 72 |
QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA | 36 |
SOCIOLOGIA | 36 (Ead) |
TECNOLOGIA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS | 36 |
TOPOGRAFIA | 72 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | 36 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II | 72 |
ZOOLOGIA GERAL | 72 |