Educação Física - EaD - Bacharelado
BACHARELADO EM
EDUCAÇÃO FÍSICA
GRADUAÇÃO EaD
O curso visa formar profissionais qualificados para atuação em práticas corporais, de saúde, esporte e lazer, com capacidade de analisar a realidade atual e nela intervir como agentes de transformação. Além disso, visa formar educadores físicos que saibam interagir coletiva e cooperativamente na elaboração, gestão, desenvolvimento e avaliação de ações tanto com sua comunidade profissional, quanto com a sociedade em geral.
Duração: 4 anos - 8 semestres
Modalidade: a Distância
Coordenação do Curso: Prof. Dr. Célio Antônio de Paula Júnior
Titulação: bacharelado
MATRIZ CURRICULAR
• ANATOMIA DO MOVIMENTO HUMANO
• AVALIAÇÃO FÍSICA, POSTURAL E FUNCIONAL
• BASES METODOLÓGICAS DA GINÁSTICA
• BIOQUÍMICA
• CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA APLICADA
• CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO MOTOR HUMANO
• EDUCAÇÃO AMBIENTAL
• EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
• EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES COLETIVOS I
• EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES COLETIVOS II
• EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES INDIVIDUAIS
• EDUCAÇÃO FÍSICA E TERCEIRA IDADE
• EDUCAÇÃO FÍSICA, CULTURA E SOCIEDADE
• EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
• EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
• ESTÁGIO I: ESPORTE E LAZER
• ESTÁGIO II: SAÚDE E PERFORMANCE HUMANA
• FILOSOFIA E ÉTICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
• FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
• FUNDAMENTOS DA MUSCULAÇÃO E TREINAMENTO DE FORÇA
• FISIOLOGIA HUMANA
• GESTÃO DE LAZER, CULTURA E RECREAÇÃO
• GINÁSTICA LABORAL
• INTRODUÇÃO À SAÚDE HUMANA
• LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA
• MARKETING E EMPREENDEDORISMO
• METODOLOGIA CIENTÍFICA
• NUTRIÇÃO ESPORTIVA NA SAÚDE E DESEMPENHO HUMANO
• PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
• PSICOLOGIA DO ESPORTE E COMPORTAMENTO HUMANO
• SAÚDE COLETIVA: DA PREVENÇÃO À REABILITAÇÃO
• SOCORROS DE URGÊNCIA
• TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTES
• TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
• TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
• TREINAMENTO CORPORAL E ESPORTIVO
• TREINAMENTO FUNCIONAL
• ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ÁREAS DE ATUAÇÃO
A Lei nº 9.696 de 01 de Setembro de 1998, dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal (CONFEF) e Conselhos Regionais de Educação Física (CREF). De acordo com a Resolução CONFEF nº 046, de 18 de fevereiro de 2002, que dispõe sobre a Intervenção do Profissional de Educação Física e respectivas competências e define seus campos de atuação profissional, em seu Art. 1º - O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da autoestima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.
Art. 2º - A Especialidade Profissional em Educação Física se destina, exclusivamente, ao Profissional de Educação Física que já concluiu o curso de graduação em Educação Física. § 1º – O que define o campo de intervenção do Profissional de Educação Física é a formação acadêmica obtida em curso de graduação Licenciatura em Educação Física ou Bacharelado em Educação Física.
O Conselho Federal de Educação Física também define como área de atuação do Profissional de Educação Física em ambientes públicos ou privados:
I - Condicionamento físico – em academias, clubes, estúdios de personal trainer, praças, condomínios, treinamento funcional e crossfit/crosstraining, consultarias, atividades ao ar livre, corrida de rua, empresas, acompanhando e supervisionando o treinamento.
II - Esportes – A área de esportes é uma das mais amplas para quem decide optar por educação física. Nela, o profissional se especializa em algum esporte ou modalidade, sendo elas coletivas ou individuais, como: voleibol, ginástica, natação, futebol, basquetebol, handebol, lutas, dança entre outros.
III - Saúde e Reabilitação – Essa área está intimamente à promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como à recuperação de pacientes que foram diagnosticados com doenças crônicas, pós operatórios ou problemas físicos, ginastica laboral (ginástica nas indústrias e empresas em geral), clínicas, hospitais, spas, centros de saúde física, mental e saúde da família. Lembrando que nesses casos o trabalho é multiprofissional, aliado à medicina, fisioterapia, psicologia, dentre outras.
IV - Performance – Nessa área, o profissional de educação física auxilia aqueles que visam aperfeiçoar e competir em esportes, da iniciação até o alto rendimento e na estética.
V - Lazer e recreação – Quem trabalha com a área de lazer e recreação pode atuar em hotéis, clubes, cruzeiros, pousadas e resorts, tanto no entretenimento dos hóspedes quanto em treinamentos ocasionais nestes espaços.
VI - Gestão – Empreendedorismo, coordenação de projetos e empresas voltados para a área, gerenciamento de equipes em estabelecimentos esportivos ou ligados à busca por um estilo de vida mais saudável e estética.
PERFIL DO ALUNO
Na atualidade, carreiras relacionadas com a qualidade de vida e a promoção da saúde tem notável destaque. O curso de Educação Física da UniAraguaia está direcionado para o futuro, assim, delineia um perfil em congruência com o perfil proposto pela área, desenvolvendo em seus discentes um olhar crítico sobre essa profissão que liga saúde, exercícios físicos e boas práticas sociais, direcionados para a formação de um profissional ético e capacitado a fazer uso dos conhecimentos teórico-práticos que abrangem o curso, em diferentes segmentos populacionais.
O egresso do curso de Educação Física, modalidade à distância, da UniAraguaia estará integrado ao contexto da realidade profissional, alinhado à vertente da vocação e do desenvolvimento regional, atendendo às expectativas de uma sociedade que percebe neste profissional um importante papel à ser desempenhado, que abrange conhecimentos pedagógicos, biológicos, funcionais e culturais. O perfil que se propõe é de um profissional comprometido com a realidade em que está inserido e que se sinta capaz de esclarecer e intervir profissional e academicamente no contexto específico e histórico-cultural a partir de conhecimentos de natureza técnico-pedagógica, científica e cultural.
A UniAraguaia tem consciência do diferencial que um curso a distância deve propor na área da saúde. Indicadores sociais dos últimos anos têm demonstrado uma ampliação da presença de jovens e adultos no mercado de trabalho, bem como um interesse cada vez mais acentuado na procura de cursos a distância que ofereçam boa formação e novas oportunidades de trabalho e estudo ao aluno com amplo interesse no desenvolvimento global humano. Diante do exposto o Curso de Educação Física modalidade à distância preza pelas inter-relações entre o ensino, a pesquisa e a extensão, vinculando o saber ao fazer; a teoria à prática; a pesquisa à intervenção educativa nas diferentes tarefas e dimensões do homem, em seu sentido pessoal e social.
No cumprimento desse perfil e buscando ampliá-lo, o projeto do curso está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação para o curso de graduação em Educação Física, definidas pela Resolução CNE/CES 584/2018. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de dezembro de 2018, Seção 1, pág. 33, em seu artigo 18 ser enumera que a carga horária do curso deverá ser concebida, planejada, operacionalizada e avaliada, qualificando o egresso para a intervenção profissional em treinamento esportivo, orientação de atividades físicas, preparação física, recreação, lazer, cultura em atividades físicas, avaliação física, postural e funcional, gestão relacionada com a área de Educação Física, além de outros campos relacionados às prática de atividades físicas, recreativas e esportivas; visando a aquisição e desenvolvimento dos seguintes conhecimentos, atitudes e habilidades profissionais:
a) dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos das ciências afins, orientados por valores sociais, morais, éticos e estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática;
b) pesquisar, conhecer, compreender, analisar e avaliar a realidade social para nela intervir acadêmica e profissionalmente, por meio das manifestações e expressões da motricidade humana e movimento humano, cultura do movimento corporal, atividades físicas, tematizadas, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas, da dança, visando à formação, à ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável;
c) intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde;
d) intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada em todas as manifestações do esporte e considerar a relevância social, cultural e econômica do alto rendimento esportivo;
e) intervir acadêmica e profissionalmente de forma fundamentada, deliberada, planejada e eticamente balizada no campo da cultura e do lazer;
f) participar, assessorar, coordenar, liderar e gerenciar equipes multiprofissionais de discussão, de definição, de planejamento e de operacionalização de políticas públicas e institucionais nos campos da saúde, do lazer, do esporte, da educação não escolar, da segurança, do urbanismo, do ambiente, da cultura, do trabalho, dentre outros;
g) diagnosticar os interesses, as expectativas e as necessidades das pessoas (crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com deficiência, de grupos e comunidades especiais) de modo a planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas e/ou esportivas e/ou de cultura e de lazer;
h) conhecer, dominar, produzir, selecionar, e avaliar diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos e metodologias para a intervenção acadêmico-profissional em Educação Física nos seus diversos campos de intervenção, exceto no magistério da Educação Básica;
i) acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins, mediante a análise crítica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional;
j) utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação, de forma a ampliar e diversificar as maneiras de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização acadêmico-profissional (BRASIL, 2018, p.11).
O profissional de Educação Física egresso do Centro Universitário Araguaia - UniAraguaia deverá ser identificado por suas competências e habilidades segundo os aprofundamentos possibilitados no curso, por meio de seu currículo e da interação entre a teoria e prática, além do ensino, pesquisa e extensão, que potencializará a construção de conhecimentos profissionais significativos à realidade de atuação.
Para que esse perfil profissional seja alcançado, é mister, que o profissional de Educação Física possa, ao final do curso desenvolver as seguintes habilidades e competências:
Habilidades
• Ter percepção crítica da realidade social e suas transformações, desenvolvendo atividades técnicas fundamentadas em princípios científicos e éticos;
• Promover e preservar a saúde individual e coletiva, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida através dos conhecimentos próprios da área de Educação Física, atendendo assim às demandas emergentes.
• Aperfeiçoar as competências científicas, técnicas, sociais, éticas, morais e políticas que significam, em última instância, a superação da formação unilateral e limitada do mercado de trabalho;
• Adquirir consistente base teórica para a atividade no campo das práticas corporais, esportivas e do lazer, com capacidade de analisar a realidade atual e nela intervir como agente de transformação;
• Elaboração de propostas de intervenção profissional em Educação Física, que possam ser aplicadas nas comunidades interessadas em cooperação com outras áreas de produção do conhecimento humano, respeitando o desenvolvimento biológico, psicológico, motor e social dos participantes;
• Planejar, executar e avaliar propostas de atividades físicas e esportivas para as mais variadas modalidades em suas respectivas faixas etárias, nas quais os princípios da ética e da prazerosa vivência do tempo de lazer estejam presentes;
• Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, na prevenção (primária, secundária e terciária), proteção, promoção e reabilitação/recuperação da saúde, através do diagnóstico, avaliação, planejamento, prescrição, aplicação, supervisão, gestão, consultoria e controle de diferentes técnicas, instrumentos, equipamentos, procedimentos, estratégias e metodologias de atividades físicas, esportivas e recreativas;
Competências
• Aplicar com responsabilidade a prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso;
• Estimular e fomentar o direito de todas as pessoas, independente de idade, sexo, condição social ou formação à prática de atividades físicas, esportivas e recreativas;
• Promover um estilo de vida, fisicamente, ativo e saudável, articulando, sempre, as expectativas, necessidades e interesses de indivíduos e de grupos;
• Desenvolver nos praticantes princípios, técnicas e conhecimentos que o levem a autonomia e constância da prática das atividades físicas e esportivas, de modo que estas contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população;
• Apresentar domínio dos elementos científicos de base em ciências sociais, humanas, naturais, tecnológicas, biológicas e da saúde de modo a contribuir para a formação humana emancipatória e unilateral, possibilitando que a educação física seja compreendida e analisada em todas as suas inter-relações.
• Estar apto a atuar na área de políticas públicas e gestão para o desenvolvimento das pessoas, das organizações, da economia e da sociedade.
• Aplicar os recursos da tecnologia da informação e a interdisciplinaridade, buscando diversificar as formas de difusão e interação dos conhecimentos específicos da Educação Física;
• Manifestar capacidade de expressão e comunicação interpessoal na busca incessante de ampliar o conhecimento;
• Acompanhar o avanço tecnológico e aplica-los na sua pratica profissional.
Uniaraguaia Centro Universitário
(62) 3923-5400