História - Licenciatura
Licenciatura em
HISTÓRIA
GRADUAÇÃO EAD
O curso de História tem como objetivo possibilitar aos futuros docentes qualificação para o ensino de História, com competências que permitam dominar diferentes concepções metodológicas e teóricas que servem de referência para a análise das relações sócio-históricas, tendo como habilidade a problematização das múltiplas experiências dos sujeitos históricos constituídos nas diferentes relações de tempo e espaço e em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (Parecer CNE/CEB Nº 7/2010).
Para efetivar os objetivos do curso, a Faculdade Araguaia operacionalizará instrumentos pedagógicos, em atendimento às diretrizes curriculares, com a finalidade de propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências que permitam ao discente compreender aspectos locais, regionais e nacionais na área do curso. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História, observados os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), foi concebido com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais e está em consonância com o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Centro Universitário - UniAraguaia.
A concepção do curso se fundamenta na reflexão sobre sua missão, concepção e seus objetivos, complementada pelos referenciais de qualidade do MEC e legislação vigente. Tem como perspectiva a formação de um profissional que esteja capacitado a incluir permanentemente a implementação de objetivos crescentes na busca de uma educação superior efetiva, desenvolvida em bases sólidas do conhecimento científico e da formação de professores, concebendo profissionais capacitados para atender às demandas sociais da região em que a instituição está inserida.
O Curso de Licenciatura em História deve primar pela qualidade do ensino centrado no aluno e atento com a qualificação de profissionais, para que exerçam sua tarefa pedagógica com domínio e competência. O curso então propiciará a formação do Historiador, a modalidade em questão, delineados a partir da incorporação de disciplinas voltadas ao desenvolvimento dos conhecimentos teóricos em educação e a aplicação dos conhecimentos de História na esfera da Educação Básica.
Duração: 4 anos – 8 semestres
Modalidade: a Distância
Coordenação do Curso: Prof.ª Dr.ª Sandra Maria de Oliveira
Titulação: licenciatura
MATRIZ CURRICULAR
• ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
• Atividades complementares (iniciação científica, iniciação à Docência, da extensão e da monitoria, participação em eventos internos e externos)
• ATIVIDADES COMPLEMENTARES I
• ATIVIDADES COMPLEMENTARES II
• ATIVIDADES COMPLEMENTARES III
• ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV
• ATIVIDADES COMPLEMENTARES V
• AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM HISTÓRIA
• CURRÍCULO E CULTURAS
• DIDÁTICA FUNDAMENTAL
• EDUCAÇÃO AMBIENTAL
• EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
• EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
• ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
• ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
• ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
• ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
• ESTUDO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA
• ÉTICA NA PRÁTICA PROFISSIONAL
• FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
• FUNDAMENTOS DA LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
• HISTÓRIA ANTIGA
• HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I
• HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II
• HISTÓRIA DA ÁFRICA
• HISTÓRIA DA AMÉRICA I
• HISTÓRIA DA AMÉRICA II
• HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
• HISTÓRIA DA OCEANIA E ÁSIA
• HISTÓRIA DO BRASIL COLÔNIA
• HISTÓRIA DO BRASIL CONTEMPORÂNEO
• HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO
• HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO
• HISTÓRIA MEDIEVAL
• HISTÓRIA MODERNA
• HISTÓRIA REGIONAL
• INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
• LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA
• METODOLOGIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
• PENSAMENTO POLÍTICO AMERICANO
• PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO
• PESQUISA EDUCACIONAL
• PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
• POLITICAS E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
• PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
• SOCIOLOGIA
• SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
• TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
• TEORIA DA HISTÓRIA
• TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
PERFIL DO ALUNO
Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas; Problematizar, nas múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos, a constituição de diferentes relações de tempo e espaço; Conhecer as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias assim como sua interrelação; Transitar pelas fronteiras entre a História e outras áreas do conhecimento; Desenvolver a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural; competência na utilização da informática; Domínio dos conteúdos básicos que são objeto de ensino-aprendizagem no ensino fundamental e médio; domínio dos métodos e técnicas pedagógicos que permitem a transmissão do conhecimento para os diferentes níveis de ensino (BRASIL, CNE/CEF492/2001).
O egresso do Curso de Licenciatura em História na modalidade a distância deverá ter um perfil de profissional crítico, com formação humanística e axiológica, capacidade de análise, domínio de conceitos e a qualidade de suas ações estarem intimamente ligada à sua fundamentação teórica, que deverá ser baseada em um conhecimento profundo da diversidade e dos diferentes tipos de relações humanas ao longo da história, bem como o conhecimento dos aspectos de transformações históricas que interferem nas estruturas sociais.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
• Magistério da disciplina de História nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, desde que seja cumprida a exigência da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de diretrizes e Bases da Educação -LDB quanto à obrigatoriedade da licenciatura;
• Organização de informações para publicações, exposições e eventos sobre temas de História;
• Planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica;
• Assessoramento, organização, implantação e direção de serviços de documentação e informação histórica;
• Assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação;
• Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC é exigência obrigatória para integralização curricular do Discente de graduação da UniAraguaia. Define-se o TCC como sendo o trabalho final, em formato definido conforme a peculiaridade de cada formação, desenvolvido pelo Discente, no último período da graduação, sob a orientação de um professor, como resultado finalístico de seu aprendizado integral ao longo do curso.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
O estágio caracteriza-se por atividades pedagógicas previstas na matriz curricular do curso e tem por finalidade articular concomitantemente estudos teóricos e práticos alicerçados no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes e tem por finalidade proporcionar aos acadêmicos aproximação com a escola campo que é locus da profissão docente, possibilitando desenvolver competências, habilidades e atitudes importantes para o exercício profissional. As atividades de estágio, componentes acadêmicos determinantes na formação profissional e da cidadania, devem estar articuladas em ensino, pesquisa e extensão.
Uniaraguaia Centro Universitário
(62) 3923-5400