Pedagogia - Licenciatura
Licenciatura
PEDAGOGIA
GRADUAÇÃO EAD
O curso tem como objetivo formar um profissional que entenda os novos parâmetros da cultura e compreenda a dinâmica da realidade, sendo capaz de identificar os processos pedagógicos que ocorrem nas instituições escolares e também fora delas, nos movimentos sociais, a fim de assumir o compromisso de transformar a educação e as condições sociais sobre as quais ela se dá, contribuindo assim para a transformação da sociedade.
Um pedagogo pode fazer mais do que dar aulas. Além de atuar nos estabelecimentos de ensino público e privado, o profissional encontra espaço para trabalhar nas áreas de treinamento de recursos humanos em empresas, no setor de produção didática das editoras e de outros meios de comunicação, na pesquisa do ensino em geral, na educação especial, na orientação educacional, na supervisão escolar e no ensino à distância, um segmento em expansão graças à internet.
Carga Horária: 3.200
Duração: 4 anos – 8 semestres
Portaria de autorização nº 619 de 13/10/2016
Titulação: licenciatura
Modalidade: EAD
MATRIZ CURRICULAR
• ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
• ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA
• ATIVIDADES COMPLEMENTARES I
• ATIVIDADES COMPLEMENTARES II
• ATIVIDADES COMPLEMENTARES III
• ATIVIDADES COMPLEMENTARES IV
• ATIVIDADES COMPLEMENTARES V
• AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
• CURRÍCULO E CULTURAS
• DIDÁTICA FUNDAMENTAL
• EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO
• EDUCAÇÃO AMBIENTAL
• EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA
• EDUCAÇÃO E TRABALHO
• EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
• EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO I
• EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO II
• ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
• ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
• ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL I
• ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
• ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
• ÉTICA NA PRÁTICA PROFISSIONAL
• FILOSOFIA
• FUNDAMENTOS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
• FUNDAMENTOS DA ARTE-EDUCAÇÃO
• FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
• FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
• FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
• FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
• HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
• LÍNGUA PORTUGUESA
• LÍNGUA PORTUGUESA APLICADA
• PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PCC)
• PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL (PCC)
• PESQUISA E PRÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL (PCC)
• PESQUISA EDUCACIONAL
• PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
• POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
• PROJETOS E GESTÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES (PCC)
• PSICOLOGIA
• PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
• SOCIOLOGIA
• SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
• TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
• TEORIA, MÉTODOS E PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
• TEORIA, MÉTODOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
• TEORIA, MÉTODOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE HISTÓRIA
• TEORIA, MÉTODOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
• TEORIA, MÉTODOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA
• TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
• TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
PERFIL DE ALUNO
No que se refere à condução de suas ações profissionais a UniAraguaia busca a formação de Pedagogos que:
• reconheçam a prática educativa como prática social e política que contribui para a transformação da sociedade;
• assumam uma postura ética e solidária em suas ações profissionais e questões sociais;
• reconheçam e respeitem as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
• tenham um pensamento crítico e analítico diante das questões que envolvem a ação docente e os problemas apresentados pela sociedade atual;
• sejam capazes de perceber a relação entre escola e sociedade, nos seus aspectos políticos, pedagógicos e epistemológicos;
• demonstrem consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades educativas especiais, escolhas sexuais, dentre outras.
• Sejam profissionais éticos, com ação profissional imbuída de competência, humildade, qualidade, responsabilidade, honestidade, prudência, perseverança e compreensão.
• Que tenham adquirido uma formação integral com novas possibilidades de desenvolvimento pessoal; novos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores éticos.
• Desenvolvam conhecimentos e habilidades para a gestão pedagógica de recursos e produção na modalidade a distância.
ÁREAS DE ATUAÇÃO?
O profissional egresso do Curso de Pedagogia: Licenciatura Plena da UniAraguaia estará habilitado a atuar nas áreas:
• docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
• organização e gestão de sistemas e instituições educativas formais e não-formais;
• coordenação e planejamento do trabalho pedagógico em instituições escolares, em diferentes níveis e modalidades de ensino;
• elaboração, planejamento e execução de projetos educacionais e na produção e difusão de conhecimentos, em diversas áreas da educação, tendo a docência como base de sua formação e identidade profissional.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
De acordo com o Regulamento de TCC da UniAraguaia, “define-se TCC como sendo o trabalho final, em formato definido conforme a peculiaridade de cada formação, desenvolvido pelo aluno até o último período, em disciplina específica para este fim, sob a orientação de pelo menos um professor, como resultado último de seu aprendizado integral ao longo do curso”.
No Curso de Pedagogia da UniAraguaia, o Trabalho de Conclusão do Curso será desenvolvido nas últimas fases da formação discente, ou seja, os dois últimos períodos apresentarão disciplinas que tenham como objetivo a produção do projeto de pesquisa , levantamento bibliográfico e escrita do trabalho final.
O discente cursará a disciplina de Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso para no sétimo período para desenvolver habilidades para produção de trabalhos acadêmicos e científicos e elaboração do projeto de pesquisa; no oitavo período, cursará a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso para orientação, planejamento, aplicação do projeto, coleta de dados e desenvolvimento do trabalho. O Trabalho de Conclusão de Curso é uma exigência obrigatória à integralização curricular do acadêmico de graduação da UniAraguaia, sendo acompanhado individualmente por um professor do quadro do curso.
Os alunos do Curso do Curso de Pedagogia podem optar entre as seguintes modalidades de trabalho: monografia, produção de artigo científico e projeto de pesquisa, seguindo as normas da ABNT. O TCC visa o aprofundamento dos estudos acadêmicos, com estímulo à produção científica, para o aprimoramento das competências de análise, de redação e de crítica científica e de apresentação e divulgação de resultados de estudos superiores.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Os conhecimentos, habilidades e competências a serem desenvolvidas durante a formação, articulada com a pesquisa cientifica, buscam sintonizar o processo ensino/aprendizagem com os desafios da realidade circundante. O conhecimento na perspectiva da intervenção da realidade deve estar articulado a uma compreensão crítica da mesma uma vez que, sem isso, o professor não terá como perceber as nuances da relação professor/aluno/contexto social.
A prática pedagógica, ao caminhar junto coma pesquisa, torna-se um princípio educativo na formação de um profissional capaz de ampliar o senso de compreensão do que ocorre nas condições atuais da escola, nas formas particulares da educação formal e não formal e da sua própria postura de um ser que está aprendendo a ser, aprendendo a fazer, pois nada está pronto e acabado.
Para dinamizar esta prática, a UniAraguaia possui uma profissionalizante e como espaço intermediário entre o mundo acadêmico e o da prática.
Para operacionalizar o acima exposto, ofertaremos no curso, a disciplina de pesquisa e prática pedagógica do 2º ao 8º período como a responsável pela articulação e prática das atividades do estágio e da prática pedagógica no curso, perfazendo um total de 558 horas. Destas, de acordo com as diretrizes serão cumpridas em campo, presencialmente, 300 horas em “Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, contemplando também outras áreas específicas”, conforme indica o projeto do curso.
Os estágios supervisionados presenciais serão realizados a partir do quarto período com carga horária de 300 horas. Os alunos farão estágio no campo da gestão e da docência da educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e em espaços não-escolares, sendo supervisionados por professores orientadores do curso. A carga horária de cada período do estágio está dividida da seguinte forma:
• 20 horas de orientação com professor tutor, destinadas para a construção de planejamentos, relatórios e orientações presenciais.
• 70 horas de práticas distribuídas da seguinte maneira: 20 horas para as atividades destinadas à participação na em sala multimídia, fórum, blog etc. – no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e 50 horas destinadas à instituição escolhida (pública ou privada) para o estágio presencial, sendo divididas, de acordo com o plano de trabalho de estágio, considerando as necessidades da escola e demandas do (a) estagiário (a), nas atividades extraclasse, na observação participante, nos momentos de docências diretas (regência realizada pelo estagiário) e indiretas (participação nas atividades) acompanhando a professora responsável pela sala de aula e no acompanhamento de espaços não escolares que necessitem a presença de um pedagogo (recursos humanos, diretoria de escolas, hospitais, empresas, editoras).
Uniaraguaia Centro Universitário
(62) 3923-5400