Publicidade e Propaganda - Bacharelado
informações
UNIDADE BUENO
MATUTINO
Unidade(s): Bueno
Titulação: Bacharel
Duração: 4 anos
Modalidade: Híbrida e EaD
Período: Matutino
Horário aulas: 08:00h às 12:00h
Coordenador: Profª Mestra Viviane Maia
São objetivos do curso de Publicidade e Propaganda:
- Responder pela formação em nível Superior do Comunicador Social/Publicidade, com base nos conhecimentos científicos mais avançados e de acordo com as necessidades de maior relevância à sociedade;
- Habilitar o graduado para o competente domínio teórico, metodológico, técnico e tecnológico dos processos de informação e comunicação. Capacitar o formando a agir em condições de produção, ritmo e periodicidade compatíveis ao cotidiano da profissão.
- Oferecer formação sócio-cultural e política, objetivando desenvolver junto ao futuro profissional a postura ética e democrática e a consciência crítica diante dos padrões.
- Promover o ensino a pesquisa e a extensão de forma integrada e comprometida, sobretudo com as prioridades do desenvolvimento regional.
- Desenvolver a proposta curricular teórica e prática integrada à dinâmica do mercado em sintonia com a dinâmica e exigência da comunidade.
O publicitário formado pela UniAraguaia poderá desempenhar as funções pertinentes àquele perfil e, assim, exercer com eficiência o seu papel na sociedade – privada, pública ou terceiro setor, assim sintetizadas:
- Propor, desenvolver, executar, gerenciar e avaliar projetos na área de comunicação publicitária;
- Elaborar e desenvolver pesquisa em comunicação aplicada ou não ao mercado de trabalho;
- Planejar, realizar e gerenciar ações de marketing para órgãos e entidades estatais, privadas e públicas não-governamentais;
- Captar, interpretar e contextualizar informações, codificando-as em forma de mensagens publicitárias;
- Identificar oportunidades de negócio, propondo soluções e peças, campanhas ou ações publicitárias;
- Produzir mensagens publicitárias para os diversos tipos de veículos de comunicação de massa, inclusive conteúdos para sítios (sites);
- Identificar problemas e criar para eles soluções de comunicação que satisfaçam as demandas do mercado, de acordo com a natureza de seu contratante, usando técnicas e processos efetivos para atingir os objetivos;
O mercado de trabalho para o publicitário amplia-se a medida em que novas tecnologias e a progressiva organização do terceiro setor abrem campos alternativos para a atividade publicitária, como é o caso das mídias eletrônicas, redes sociais e das Organizações não-governamentais (ONGs).
Os publicitários encontram oportunidade de trabalho nas seguintes áreas:
- Agências de publicidade, sendo capaz de desempenhar funções como atendimento, mídia, redação, criação, finalização, direção de arte, direção de criação, planejamento, administração e produção;
- Empresas de consultoria em marketing e comunicação;
- Departamentos de comunicação e marketing de empresas de grande, médio e pequeno porte; Institutos de pesquisa;
- Órgãos públicos e organizações não governamentais;
- Empresas de diversos segmentos que tenham departamento de comunicação ou que contratem serviços;
- Instituições de Ensino Superior;
- Consultorias de comunicação e informações em redes sociais;
- Empresas de prestação de serviços de comunicação e realização de eventos;
- Produtoras de rádio, cinema e TV;
- Empresas voltadas para criação de conteúdos virtuais.
O trabalho de conclusão de curso é a produção que deve integralizar todo o conhecimento obtido pelo estudante durante seu curso. Por isso o trabalho só pode ser realizado após o cumprimento de todas as demais disciplinas do currículo e deve ser estruturado sobre os conteúdos ministrados dentro do curso ou que tenham relação com o universo da área. O Trabalho de Conclusão de Curso é acompanhado individualmente por um professor do quadro efetivo da FARA que tenha interesse e afinidade com o tema abordado.
Modalidades
Os alunos podem optar entre as seguintes modalidades de trabalho: Monografia, produção audiovisual, plano de comunicação, plano de marketing ou campanha publicitária.
a) Monografia: pesquisa bibliográfica acerca de determinado tema, podendo incluir ou não pesquisa de campo.
b) produção audiovisual: cabem aqui produções de documentários e produtos afins, que devem ser acompanhadas por um trabalho escrito, em que será feita a sustentação teórica a respeito do trabalho proposto.
c) plano de comunicação: nessa modalidade de trabalho o aluno deve realizar um estudo sobre a comunicação da empresa, detectando riscos e oportunidades e propor melhorias para fortalecê-lo, estabelecendo estratégias que devem orientar a comunicação organizacional.
d) plano de marketing: o aluno poderá eleger uma organização (pública, privada ou terceiro setor) para qual elaborará um planejamento de marketing, incluindo todas as etapas deste processo – passando pelo diagnóstico da empresa e do cenário no qual ela encontra-se inserida, estudo de soluções e apresentação de uma proposta final. Essa modalidade conta também com uma sustentação teórica, onde são explorados conceitos e estudos de autores acerca do assunto.
e) campanha publicitária: deve ser desenvolvida um conjunto de peças publicitárias de acordo com o posicionamento da empresa e o direcionamento da comunicação organizacional.
A disciplina Estágio Supervisionado é obrigatória a todos os alunos que cursam Publicidade e Propaganda, pois é parte integrante da matriz curricular.
Os objetivos do estágio supervisionado são:
- Proporcionar crescimento profissional aos alunos;
- Permitir a aplicação teórica das técnicas de comunicação, na prática;
- Proporcionar complementação educacional aliada à prática profissional;
- Desenvolver a consciência profissional do aluno;
- Proporcionar contato do aluno com a profissão;
Procedimentos de Orientação do Estágio
O professor responsável pela disciplina deve instruir os alunos sobre as formas de orientação, visando um melhor acompanhamento do Estágio.
As orientações, portanto:
- Com exceção da aula de apresentação, onde todos os alunos deverão comparecer para tomarem ciência das normas da Disciplina, serão realizadas individualmente (professor x aluno);
- Cada orientando terá seu horário fixo (pré-estabelecidos junto ao orientador), sempre às quartas ou quintas-feiras em sala de aula;
- As orientações são quinzenais;
- O tempo destinado à cada aluno é de 30 minutos, junto ao orientador. E cabe ao aluno chegar no horário estabelecido para ele;
- Cada orientando possuirá sua ficha de acompanhamento de estágio, que ficará de posse do orientador durante o estágio e será anexada ao trabalho final. Através dela, o orientador acompanhará todo o desenvolvimento do aluno, passo a passo. Cabe ao orientando preenchê-la fornecendo os dados solicitados, e deve assiná-la em seus dias de orientação, se comprometendo estar presente junto ao professor orientador nos dias e horários estabelecidos. - Sempre que lhe for solicitado, o grupo deverá entregar uma parcial do trabalho ao orientador, tornando assim, o comprometimento do aluno imprescindível.
Antônio José Cirino - Doutor
Cláudia Temponi Barreto - Especialista
Eduardo Araújo de Ávila - Mestre
Frederico Carvalho Felipe - Mestre
Gildésio Bonfim de Oliveira - Mestre
joseane Ribeiro - Mestre
Juliana Junqueira - Mestre
Márcia Pimenta Faria - Mestre
Patrícia Drummond Gonçalves - Especialista
Rafael Mendonça Lisita Filho- Mestre
Roberta Elaine de Souza Nascimento Barros - Mestre
Rodrigo Ferreira - Mestre
Sandra Regina Paro- Mestre
Viviane Cristina Maia Gomes -Mestre