Gestão Comercial - Tecnólogo
Unidade(s): Bueno
Titulação: Tecnólogo
Duração: 2 anos
Modalidade: Presencial e EaD
Período: Noturno
Horário aulas: 18h:30 as 22h
Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo Rosa Júnior
Formar profissionais capazes de atuar na gestão e desenvolvimento de atividades comerciais, no segmento de varejo, atacado, representações e serviços de pequeno, médio e grande porte. Consultorias na área comercial no gerenciamento e formação de equipes de vendas e departamentos comerciais, organização e funcionamento organizacional.
I - Capacidade para planejar a venda de produtos ou serviços visando à maior rentabilidade e produtividade para a empresa.
II - Gerenciar e coordena equipes, definindo estratégias, preço e local de venda. Com sua capacidade de relacionamento, busca compradores em potencial para grandes negociações.
III – Possuir conhecimentos de marketing, logística, economia e tributação e intervém nas transações comerciais, determinando o preço final ao consumidor e garantindo o melhor negócio.
IV - O Tecnólogo em Gestão Comercial deverá estar apto a atuar no mercado analisando e implantando unidades ou redes de negócios, recrutando e selecionando pessoas, montando e liderando equipes, armazenando e distribuindo produtos e mercadorias.
V - Exercer atividades na área de vendas, negociação, intermediação, atração e retenção de clientes, assim como nas atividades de pré e pós-venda, buscando a qualidade de produtos e serviços.
O Gestor Comercial formado pela UniAraguaia será capaz de atuar no mercado de trabalho com planejamento de vendas, gerenciamento e supervisão de esquipes comerciais, na identificação de novos negócios, produtos e clientes. Pode exercer cargos nas áreas comercial, de crédito, compras e gerencia de negócios. Poder trabalhar de forma autônoma como consultor de vendas, de compras de crédito e também realizar consultorias ou até mesmo gerenciar o negócio próprio.
O trabalho de conclusão de curso (TCC), componente obrigatório na matriz Curricular, totaliza uma carga horária de 90 horas distribuídas entre orientações, pesquisas e produções acadêmicas com regulamento próprio. Os alunos no curso de Tecnologia em Gestão Comercial poderão optar entre as seguintes modalidades de trabalho: Projeto de Pesquisa na área de Gestão Comercial, Artigo Científico, Projeto Técnico Cientifico.
Sendo um componente obrigatório na matriz curricular tem carga horária prevista de 90 horas, cujo projeto está fundamentado na lei nº. 11.788 de 25/09/2008. As atividades a serem estruturadas pelo estágio congregarão as diversas práticas correspondentes aos diversos campos de atuação profissional, de forma interdisciplinar propiciando ao aluno a reflexão sobre os temas a serem estudados e ao mesmo tempo reavaliando a sua aplicação. O estágio deve ser um dos componentes a orientar o aluno no final do curso na elaboração do trabalho de conclusão de curso. Os locais para estágio serão credenciados pela Coordenação de Estágios, obedecendo à legislação pertinente e verificadas as conveniências oferecidas. Esses locais poderão ser: Empresas, Prestadoras de Serviços e Órgãos Públicos que atuam na área comercial. O acadêmico de Gestão Comercial inicia o Estágio Supervisionado no Terceiro Periodo do Curso.
Ms. Aline da Silva Moraes – Mestrado em Gestão do Agronegócio - UFG
Ms. Arnaldo Cardoso Freire - Mestrado em Desen. e Planejamento Territorial – PUC - GO
Dr. Elaine Nicolodi – Doutorado em Educação – UFG
Ms. Doraci Batista de Toledo Manguci - Mestrado em Serviço Social – PUC - GO
Ms. Lilian Laurência Leite – Mestrado em Ciência da Religião - UMSP
Ms. Gustavo Cintra Brasil - Mestrado Profissional em Administração - ALFA
Ms. João Pedro Tavares Damasceno – Mestrado em Ciência Política – UFG
Ms. João Marcos Batista - Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial – PUC - GO
José Roberto Batista: Graduado em Direito e Mestre em Sociologia
Ms. Karla Kellem de Lima - Mestrado em Desen. e Planejamento Territorial – PUC - GO
Ms. Keila Mara de Oliveira Farias – Mestrado Psicologia - PUC - GO
Ms. Rafael Oliveira de Souza - Mestrado em Gestão do Agronegócio – UFG
Ms. Regys Rodrigues da Mota- Mestrado em Sociologia - UFG
Ms. Renato Medeiros de Souza - Mestrado em Desen. e Planejamento Territorial – PUC - GO
Dr. Ronaldo Rosa dos Santos Junior – Doutorando em Educação – PUC – GO
Ms. Sérgio Carlos dos Santos – Doutorando em Contabilidade UNB
Ms. Soraya Pedroso Coqueiro - Mestrado em Desen. e Planejamento Territorial – PUC - GO
Ms. Aline da Silva Moraes – Mestrado em Gestão do Agronegócio - UFG
Dra. Elaine Nicolodi, Doutora e Mestre em Educação - UFG
Ms. Karla Kellem de Lima - Mestrado em Desen. e Planejamento Territorial – PUC - GO
Dr. Ronaldo Rosa dos Santos Junior – Doutorando em Educação – PUC - GO
Disciplinas | |
---|---|
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA | 72 |
ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS | 36 |
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA | 72 |
COMÉRCIO EXTERIOR E OPERAÇOES ADUANEIRAS | 36 |
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E MÍDIAS SOCIAIS | 72 |
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS | 72 |
CONTABILIDADE GERAL | 72 |
DISCIPLINA OPTATIVA I | 36 |
DISCIPLINA OPTATIVA II | 72 |
EMPREENDEDORISMO APLICADO | 72 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO | 90 |
ESTATÍSTICA APLICADA | 72 |
GESTÃO DE MARKETING E SERVIÇOS | 72 |
GESTÃO DE PESSOAS | 72 |
INSTITUIÇÃO DE DIREITO | 72 |
INTRODUÇÃO À ECONOMIA | 72 |
MARKETING APLICADO I | 72 |
MARKETING APLICADO II | 36 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 72 |
METODOLOGIA CIENTÍFICA | 36 |
ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS | 72 |
PESQUISA DE MARKETING E MERCADO | 36 |
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | 72 |
PLANOS DE NEGÓCIOS | 72 |
PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES | 72 |
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS | 36 |
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO | 72 |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 72 |